terça-feira, 13 de novembro de 2007

ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA


É necessário que haja equilíbrio entre a administração e a liderança . Esse equilíbrio permite levar à energização dos trabalhadores permitindo que este voltem a funcionar como seres humanos.

Tal como a natureza seleciona os animais mais fortes para garantir a sobrevivência dos grupos, também a natureza assegura a sobrevivência dos líderes e dos seus seguidores.

Administração e Liderança


As oportunidades têm que ser reconhecidas e realizadas: é aqui que é vital uma boa administração, na atuação.

  • Este quadro contrapõem administração à liderança:

ADMINISTRAÇÃO

Finalidades

Direção ( Centro )
Necessidade de realizar
Avaliada pelos resultados
Racional

Consciente
Maturidade adulta

Linear

LIDERANÇA

Visionamento

Energia(Poder)

Necessidade de ir para a frente

Avaliada pelos sentimentos

Intuitiva
Inconsciente

Criatividade semelhante à infantil

Global


("Ser Líder Empresarial " - Art McNeill , pag. 22)

A criação da energia empresarial

Segundo McNeill,a criação da energia empresarial (CE) é função de

* (V1) Visão, imagem mental de para onde ir ou sobre uma maneira de ser
* (V2) Valores,
* (SS) Envio, por parte do líder, de sinais consistentes com os valores e visão, através do comportamento do dia a dia
* (D) Dos desafios, que são responsabilidade legítima de todos os membros da organização.
* (ALR) De uma resposta apropriada da liderança perante os desafios, i.e., uma resposta que seja coerente com a visão e os valores da organização.

CEf = ( (V1 + V2 ) x SS x alr ) / D

Liderança na Prática

Uma seleção das iniciativas que constroem um bom líder e, em

conseqüência, um ambiente de trabalho estimulante e recompensador:

•Tenha interesse legítimo em ouvir idéias e sugestões de quem

trabalha diretamente com o público . Essas pessoas são um

termômetro da qualidade dos produtos ou serviços de sua empresa e sua respectiva aceitação no mercado.

•Envolva toda a equipe, do mais humilde ao mais graduado, na execução das metas da empresa. Estimule programas de cortes de gastos, de geração de projetos, de aumento de produtividade.

•Cobre resultados da maneira mais objetiva possível. Os números falam por si e não precisam de tons de voz como o do capataz repreendendo o peão. Respeito é fundamental.

•Em pequenas e médias empresas, abra os números da empresa em reuniões mensais com a participação de todos os funcionários. Transparência gera confiança e engajamento. Isso cria um espírito de equipe que une todos em volta de uma causa. Assim, evitar prejuízo é um dever de todos e o lucro, uma vitória de todos.

•Dê participação nos resultados. Reserve uma parte do lucro a ser repartida entre os funcionários no final de ano. Alguns consultores acham que essa divisão deve ser feita em parte iguais. Outros, que a meritocracia existe para dar prêmios extras a quem trouxe mais resultados.

Fonte – Seu Sucesso – ano 2 – nº. 16 – págs. 24,25,26.


Postado por Liziane Lemos ;)

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