Todo mundo sabe o que são blogs -- aquelas páginas pessoais na internet, feitas nas horas vagas por pessoas de pijama, cabelo despenteado e vontade de expressar suas opiniões. Certo? Nem sempre. Basta uma espiada nas instalações do Huffington Post, blog americano focado em temas políticos, para mudar de idéia. Ocupando todo o 4o andar de um prédio em Manhattan, o escritório abriga 43 funcionários. Há poucas semanas, o Huffington Post chamou a atenção do establishment da mídia ao contratar Betsy Morgan, uma diretora de peso do grupo CBS, para a posição de executiva-chefe. Betsy não foi o único reforço. A equipe vem crescendo e incorporando nomes respeitados do jornalismo americano. Mas talvez a maior surpresa tenha ocorrido no começo de outubro, quando o Huffington Post levantou um aporte no valor de 5 milhões de dólares de um grupo liderado pelo SoftBank Capital, pelo Greycroft Partners e pelo ex-todo-poderoso da AOL Bob Pittman. Foi a segunda rodada de investimentos nesse valor. Henry Blodget, um antigo analista de internet de Wall Street, estima que o negócio esteja avaliado em cerca de 60 milhões de dólares. Se tudo isso parece loucura, o que vem pela frente pode ser ainda mais incrível. Há rumores de que o blog começa a se preparar para uma oferta pública de ações logo após as próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, quando sua audiência deve explodir.
O Huffington Post é um dos expoentes de um novo fenômeno na internet: os blogs que se transformam em negócios sérios. Há diversos outros casos, incluindo nomes como Gawker Media, Gizmodo, PaidContent, Talking Points Memo e Techcrunch. A sensação de déjà vu é quase inevitável ao escutar que meros diários online receberam aportes milionários de investidores ou têm dezenas de funcionários na folha de pagamentos. Soa como uma reedição da típica loucura que tomou conta do Vale do Silício na segunda metade dos anos 90, a época de especulação desenfreada dos projetos ponto-com. Como se sabe, poucos negócios surgidos naqueles anos de euforia ainda estão de pé. Mas há pelo menos duas diferenças. Em primeiro lugar, o crivo dos investidores está bem maior. A chamada blogosfera é composta de mais de 70 milhões de páginas pessoais, segundo levantamento do Technorati, uma ferramenta de busca especializada em varrer a blogosfera. Desse universo, cerca de 15 milhões são classificadas como ativas -- foram atualizadas em algum momento nos últimos 90 dias. Até agora, o número de blogs que receberam dinheiro de instituições é ínfimo, assim como os que têm algum tipo de receita recorrente. Uma segunda diferença fundamental é que os expoentes dessa nova forma de mídia têm mais do que um PowerPoint caprichado para mostrar aos investidores. O Huffington Post, por exemplo, atrai uma audiência de 3,5 milhões de visitantes únicos por mês, a maior parte composta de um público qualificado, interessado em temas políticos.
Os campeões da blogosfera
O site Technorati mede a popularidade dos blogs pelo número de páginas da web que apontam para seus endereços. OsOs blogs deixam de ser apenas diários online, tornam-se empresas que crescem rápido e já sonham em desafiar os meios de comunicação tradicionais cinco primeiros colocados fazem parte de novos conglomerados de mídia online
1º EngadgetNovos produtos tecnológicos 32 000 links
2º GizmodoNovos produtos tecnológicos 25 000 links
3º Boing BoingAtualidades 24 700links
4º Techcrunch Notícias do Vale do Silício 22 000 links
5º The Huffington Post Política e atualidades 19 000 links
Postado por: alaine
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
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