Segundo o site Wikipédia o Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente social e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Dependendo do tipo de uso pode ser encaradocomo um jogo, um mero simulador, um comercio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".
O site tem ajudado bastante o mundo administrativo,Provando cada vez mais que não é só um jogo, o Second Life agora tem até empresas recrutando, entrevistando e contratando funcionários, tudo dentro da realidade virtual.Segundo reportagem da revista norte-americana "Fortune", empresas como a divisão de inovação digital da agência de publicidade OgilvyInteractive procuram pessoas dentro do Second Life para desenvolver projetos no próprio mundo virtual.A Ogilvy diz que contratou pessoas diretamente no Second Life devido à experiência que elas tinham com o mundo virtual, para cuidar da presença de grandes empresas dentro do jogo.Outra empresa, a Electric Sheep Company, tem 27 funcionários, a maioria dos quais foi selecionada dentro do Second Life, sem nem mesmo passar por entrevistas no mundo real.A Electric Sheep levou marcas como Nissan e Reuters ao mundo virtual.Gif Constable, diretor de desenvolvimento de negócios da Electric Sheep, disse à "Fortune" que, de certa forma, conhecia os funcionários contratados no Second Life. Ele diz que a empresa passou um ano observando o trabalho deles dentro do jogo.Segundo Constable, pessoas que estão no Second Life desde o início podem não ser desenvolvedores de conteúdo profissionais, mas são "experts" no mundo virtual.Outras empresas têm recebido currículos de avatares. A Crayon, empresa de consultoria, já foi procurada por cerca de 20 avatares em busca de emprego e já contratou dentro do jogo.Para Joseph Jaffe, fundador da Crayon, a vantagem é que Second Life é uma comunidade pequena. Jaffe contou à "Fortune" que, uma vez, se encontrou com um candidato a funcionário no Second Life e percebeu que eles já se conheciam no jogo.
A Insead, famosa escola localizada em Fontainebleau, nos arredores de Paris, é a primeira a criar uma escola virtual no Second Life. A Insead está fazendo uma experiência diferente de outras escolas, que estão sendo mais cautelosas em relação ao mundo virtual do Second Life. Ela contratou estudantes de arquitetura para criar salas de aula virtuais que vão complementar o ensino tradicional.
Elinaldo Silva Costa 20671542
domingo, 18 de novembro de 2007
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